Voltar

Prisão Provisória

A prisão provisória (aquela ocorrida antes do julgamento) deveria ser exceção em nosso regime jurídico. Apesar disto, ela representa atualmente cerca de 40% do total de presos no país, o que além de ser ineficiente e custoso, viola diversas garantias do cidadão.

O Sou da Paz realiza pesquisas sobre este assunto para entender melhor como o sistema vem lidando com o problema e assim propor soluções. Conheça aqui as pesquisas publicadas.

Processamento de Homicídios

O processamento de um homicídio é a resposta que o Estado dá quando a morte violenta intencional está consumada (inclui desde o atendimento de local de crime até o cumprimento da possível pena pelo perpetrador).
A pesquisa "O Processamento de Homicídios no Brasil em Alagoas, Santa Catarina e São Paulo", foi encomendada pelo Ministério da Justiça, e realizada pelo Instituto Sou da Paz e Associação Brasileira de Jurimetria, e buscou verificar os efeitos da Estratégia Nacional de Segurança Pública (ENASP) no campo. O resultado mostra que o tempo de processamento sofreu redução, mas que segue muito distante das previsões legais.